Atualmente muito se usa esse termo: Soft Skills. E se você passou por uma entrevista de emprego nos últimos meses, é muito provável que você tenha sido questionado sobre quais são as suas Soft Skills. Mas afinal, o que são elas?

Soft Skills são habilidades ou qualidades comportamentais que estão relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes situações. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills

Apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo. Tendo isso em vista, é possível entender o motivo pelo qual as soft skills são tão valorizadas na atualidade.

O repertório dessas habilidades é bem vasto, dessa maneira, é pouco provável conseguir desenvolver e manifestar domínio acerca de todas elas.

E são elas que realmente capacitam alguém para ocupar cargos de liderança, que envolvem lidar com outras pessoas e consigo mesmo. Em outras palavras, apenas inteligência e experiência não bastam.

Atualmente existem dezenas de pesquisas mostrando o quanto as empresas e recrutadores valorizam um bom desenvolvimento de soft skills. É muito dito inclusive que na grande maioria dos casos de contratações em vagas de emprego, o que vai realmente diferenciar o candidato selecionado do candidato dispensado, são essas habilidades comportamentais.

Em uma pesquisa realizada pelo palestrante e escritor best-seller Andrea Iorio junto a 264 RHs de empresas com mais de 500 colaboradores no Brasil, foi levantado que para 94% dos RHs, candidatos com soft skills superam outros com “conhecimento técnico”.

Sobre o ambiente tão tecnológico em que vivemos atualmente, Andrea diz que “nos resta resgatar as nossas características mais humanas para sermos complementares à tecnologia, e não substituíveis por ela”.

E quando falamos de nos manter ativos no Mercado de Trabalho, as Soft Skills também se mostram muito valiosas. Um levantamento recente da Page Personnel, por exemplo, aponta que 90% dos colaboradores são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Em resumo, portanto, podemos ver que cada vez mais as soft skills importam porque elas são a única maneira que as pessoas têm para conquistar espaço e confiança para além de suas habilidades técnicas (hard skills).

E para desenvolver essas habilidades em nós mesmos ao longo da vida, no dia a dia, podemos adotar de diversas técnicas e aprendizados.

Hoje no Brasil o CoachingMAX® é o maior Programa de Desenvolvimento Comportamental voltado para jovens. Com o intuito de atender a essa grande demanda de Mercado, já temos conseguido impactar e transformar milhares de vidas e temos como objetivo poder alcançar cada vez mais pessoas.

Se você quer esse grande diferencial para sua vida, não perca a oportunidade de ser um aluno.

E se você quer se unir a nós nessa missão de transformação de vidas, você pode levar a metodologia CoachingMAX® para sua escola ou ser um franqueado com Polo Conveniado.

Não seja só mais um, seja CoachingMAX®!